Como otimizar o seu anúncio na Booking.com
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Como otimizar o seu anúncio na Booking.com

January 02, 20203 min read

Se deseja obter mais reservas, é imprescindível que esteja bem posicionado nos resultados de pesquisa dos canais. Contudo, os fatores que determinam o seu ranking não são claros. Pelo contrário, podem ser bastante confusos, mesmo para os mais experientes em alojamento local.

De facto, a tecnologia tem vindo a tornar os processos mais complexos. Antigamente, os hóspedes perdiam horas a folhear brochuras até decidirem onde ficar hospedados. Hoje em dia as reservas são feitas rapidamente e em apenas alguns cliques, o que torna muito difícil captar a atenção do consumidor.

A estrutura dos resultados de pesquisa

Tal como acontece em muitos outros websites, o nosso histórico de pesquisas e cliques são analisados de forma a serem apresentadas sugestões relevantes.

No entanto, ao contrário do Google, que traça um perfil bastante específico para cada utilizador, a Booking.com utiliza dados mais genéricos que variam mediante a situação.

Ou seja, os seus alojamentos não vão aparecer em pesquisas de hotéis, mas sempre tem a possibilidade de alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa de alojamentos semelhantes ao seu. Para tal, terá de otimizar o seu anúncio.

Otimização dos anúncios

Todos os proprietários querem garantir que os seus alojamentos aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, mas poucos sabem realmente como fazê-lo. Existem algumas formas de melhorar o posicionamento do seu alojamento, dependendo do que estiver disposto a sacrificar.

A estratégia com menos custos diretos para si é apostar no conteúdo dos anúncios. Ou seja, deve carregar fotografias de alta qualidade e incluir em detalhe todas as comodidades do seu alojamento.

A própria Booking.com recomenda que o faça, até porque vai afetar a classificação que é atribuída ao seu anúncio. Pode pensar que esta classificação não tem importância, mas ela vai ter um grande impacto no seu ranking.

Existem ainda outras estratégias que podem indiretamente trazer-lhe mais reservas e, por consequência, um melhor ranking. Por exemplo, deve carregar disponibilidade a longo prazo para garantir que o seu alojamento aparece nos resultados de pesquisa dos hóspedes que preferem planear as suas viagens com alguma antecedência.

Deve também apostar na sua relação com os hóspedes, não só a nível de comunicação mas também em ofertas especiais como o pequeno-almoço incluído.

Programas e oportunidades

Existem ainda outras opções para aqueles que não se importam de pagar um pouco mais de comissão para conseguir um melhor posicionamento.

A ferramenta “Aumentar Visibilidade” permite-lhe destacar o seu alojamento sempre que quiser, o que pode ser particularmente útil durante os períodos de alta procura. Se pretende receber reservas em datas específicas ou possui uma taxa de ocupação mais baixa, pode utilizar esta ferramenta para subir no ranking temporariamente.

Em contrapartida terá de de pagar um valor mais alto de comissão. Quanto mais elevada a comissão, mais destaque será dado ao seu alojamento. Esta opção é vantajosa tanto para si como para a Booking.com, se estiver realmente disposto a aceitá-la.

Caso o seu alojamento faça parte dos 30% melhores, é possível que preencha os requisitos para fazer parte do “Programa de Preferidos”. Este programa consiste num estatuto exclusivo para o seu alojamento com vantagens únicas.

Existem vários requisitos: deve possuir uma pontuação de comentários maior que 7.0, uma taxa de conversão alta e uma taxa de cancelamento baixa. Algumas das vantagens incluem mais visibilidade, um ícone de um “polegar para cima” junto ao nome do seu alojamento e até 65% mais visualizações.

Tudo isto irá melhorar o seu posicionamento por apenas uma ligeira subida no valor das comissões. Para saber se pode ser aceite no programa, basta verificar o separador “Oportunidades” na sua Extranet.

Caso não se sinta à vontade para pagar mais em comissões, invista no conteúdo do seu perfil e na experiência dos seus hóspedes. Existem muitas maneiras de subir no ranking, mas deve optar apenas pelas que fizerem sentido para o seu negócio e que o façam sentir confortável.