Porque deve utilizar um channel manager para alojamento local
Software

Porque deve utilizar um channel manager para alojamento local

March 20, 20202 min read

Quem atua profissionalmente no setor de alojamento local sabe o quão difícil é conseguir gerir tudo de forma eficaz. Foi através desta intensa procura por novas soluções e estratégias inovadoras que surgiram os sistemas de gestão de canais, softwares também conhecidos popularmente como channel manager. De facto, as cadeias de hotelaria já usam estes sistemas há algum tempo, mas existem também vantagens na utilização de um channel manager para alojamento local.

O que é um channel manager

Um channel manager é um prestador de serviços que estabelece uma ligação entre vários canais de alojamentos como o Airbnb ou a Booking.com. Na prática, permite-lhe sincronizar os seus calendários e receber reservas de todos os canais com o menor risco de sobreposição possível. Assim que uma reserva é confirmada, a sua disponibilidade é automaticamente bloqueada nos outros canais. Permite-lhe também gerir todos os preços e tarifas dos seus anúncios de uma forma centralizada e altamente eficiente.

Channel manager para alojamento local

Um channel manager pode ser bastante útil para proprietários e gestores de alojamento local, pois permite-lhes gerir vários anúncios ao mesmo tempo. Apesar da maioria dos sistemas disponíveis terem sido concebidos para estabelecimentos hoteleiros, o software de alojamento local da Talkguest foi criado exclusivamente para alojamentos não incluídos no setor da hotelaria, o que o torna uma ótima aposta para quem procura um channel manager para alojamento local.

Vantagens de um channel manager para alojamento local

Para além de gerir as suas reservas e preços em vários canais, pode ainda integrar o seu channel manager com um sistema de gestão de propriedades (PMS) para conseguir ainda mais funcionalidades de gestão. Alguns sistemas funcionam de forma ambivalente, ou seja, funcionam como channel manager e PMS.

Pode escolher um channel manager que inclua funcionalidades PMS como gestão de relatórios, ferramentas de comunicaão com os hóspedes, gestão de staff, entre outras. Por exemplo, um channel manager para alojamento local, como o da Talkguest, está preparado para dar resposta a várias situações exclusivas à atividade de exploração de alojamento local.

Porque deve escolher um channel manager para alojamento local

Ao decidir utilizar um channel manager para alojamento local, pode finalmente acabar com as inúmeras folhas de Excel que utiliza para guardar várias informações. Toda a informação é atualizada automaticamente com toda a segurança, pelo que não terá de se preocupar com erros potencialmente perigosos para o seu negócio, como o risco de introduzir dados incorretos ou perder os seus ficheiros. Se o channel manager para alojamento local que escolher tiver ainda a capacidade de produzir relatórios, terá acesso a informações que de outra forma seriam difíceis de conseguir.

Conseguirá poupar tempo com tarefas repetitivas e poderá também aumentar a sua produtividade e obter dados úteis sobre o seu negócio. Irá, também, reduzir em parte os seus custos de aquisição com vários softwares diferentes, reunindo num único lugar todas as ferramentas que necessita para o seu dia a dia.