Kit de primeiros socorros obrigatório em alojamento local
Fiscal e Legal

Kit de primeiros socorros obrigatório em alojamento local

February 18, 20202 min read

Os acidentes podem ocorrer em qualquer lado, e os estabelecimentos de alojamento não são exceção. Os imprevistos de saúde podem ser dos mais variados, desde uma mera dor de cabeça até situações mais graves que requerem outro tipo de assistência médica.

Uma vez que os estabelecimentos de alojamento local são abertos ao público, é importante garantir que existem as condições necessárias para este tipo de emergências. Desta forma, todos os hóspedes que permaneçam no seu alojamento local devem ter acesso a um kit de primeiros socorros.

O que é um kit de primeiros socorros

O kit consiste numa caixa ou compartimento com diversos materiais para o tratamento de emergências de saúde. Por norma, compete ao estabelecimento decidir o conteúdo da caixa. Ainda assim, existem indicações oficiais por parte da Direção-Geral de Saúde sobre o que deve constar no mesmo.

Conteúdo mínimo de primeiros socorros

É também de igual importância certificar-se que o kit cumpre os requisitos mínimos para o tratamento de emergências de saúde. Segundo as indicações da Direção-Geral de Saúde, qualquer kit deve conter pelo menos: compressas de tamanhos variados, pensos rápidos, um rolo adesivo, ligaduras não elásticas, solução antisséptica, álcool etílico de 70%, soro fisiológico, uma tesoura de pontas rombas, uma pinça e um par de luvas descartáveis de látex.

Kit de primeiros socorros em alojamento local

Os estabelecimentos com registo de alojamento local devem cumprir os vários termos presentes no Decreto-Lei 220/2008 e da Portaria 1532/2008 que regulam as regras de segurança contra riscos de incêndio.

Não obstante, todos os estabelecimentos de alojamento local, com capacidade para 10 utentes ou menos, precisam de cumprir apenas os requisitos básicos de segurança, como a disponibilização de um extintor, uma manta apaga fogos e um kit de primeiros socorros.

O kit deve permanecer num local acessível e devidamente sinalizado. Relativamente ao conteúdo, a quantidade de materiais, assim como as respetivas datas de validade, devem ser verificadas periodicamente.

Disponibilizar um kit é um dos requisitos de um alojamento local, pelo que é importante que verifique o seu kit regularmente para ter a certeza que está em conformidade com a lei.

Como adquirir o seu

Se pretende adquirir um kit de primeiros socorros, pode encontrar várias unidades à venda em versão ‘pack alojamento local’ na Loja do Extintor ou na Extintores Portugal. A Loja do AL também disponibiliza uma sinalização de primeiros socorros em inglês e disponível em formato poster.