Como efetuar o registo no portal SIBA SEF
Fiscal e Legal

Como efetuar o registo no portal SIBA SEF

February 27, 20202 min read

A comunicação de hóspedes estrangeiros ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é um ato burocrático, mas não deixa de tera sua utilidade. Para além de ser obrigatório por lei, contribui para o esforço de controlo e segurança por parte do SEF em Portugal.

O portal SIBA SEF

Em 2007 foi criado o SIBA SEF (Sistema de Informação de Boletins de Alojamento) com vista a agilizar o processo de comunicação de boletins de alojamento em larga escala. Nasceu assim um portal de acesso global e totalmente gratuito para a comunicação ao SEF no alojamento local. Diga-se, para que todos os estabelecimentos de alojamento local consigam efetuar a comunicação diretamente com o SEF de forma instantânea.

Todos os anos são recolhidos pelo SIBA SEF todos os dados pessoais de milhares de cidadãos estrangeiros que ficam hospedados em Portugal. O tratamento destas informações é feita com a máxima segurança e de acordo com a lei.

Registo no SIBA SEF

Pode registar-se de forma gratuita no SIBA SEF através do seu endereço de e-mail. Para começar, deve primeiro aceder ao website oficial, clicar “Área Reservada” no canto superior direito e depois em “Inscrição”.

O preenchimento do formulário seguinte é bastante intuitivo, basta inserir as informações respetivas a cada campo. Lembre-se que o NIF deve ser referente à entidade exploradora do alojamento local, que pode ser diferente do proprietário do imóvel, caso seja uma empresa de gestão. O CAE refere-se ao Código de Atividade Económica do negócio, e a tipologia à modalidade de exploração de alojamento local.

No final da página, deve selecionar a opção “Envio boletins por Web Service” caso queira integrar o seu envio com software de alojamento local da Talkguest. Após o preenchimento dos seus dados, pode terminar o registo ao clicar em “Enviar”. Em cerca de 2 dias, irá receber uma confirmação no endereço de e-mail que utilizou para efetuar o registo. Depois, deve utilizar os dados incluídos no e-mail de confirmação para entrar no SIBA SEF. Para iniciar sessão, basta aceder ao website, clicar em “Área Reservada” e depois em “Autenticar” no canto superior direito.

Integração da Talkguest com o SIBA SEF

Pode efetuar a comunicação ao SEF de uma forma mais ágil e rápida, com os dados dos seus hóspedes já pré-preenchidos e sem a necessidade de aceder constantemente ao portal SIBA SEF. A Talkguest dispõe de uma parceria oficial com o SEF, que permite uma integração direta entre os dois sistemas. Isto significa que pode recolher os dados dos hóspedes de forma automática, através de um formulário para eles preencherem, que depois é enviado diretamente para o SEF em apenas alguns cliques. Saiba mais sobre a nossa funcionalidade de comunicação ao SEF na página da respetiva funcionalidade da Talkguest.